10 passos para vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis

Escrever textos é um prazer ou um sofrimento para você?

Toda vez que você precisa produzir um novo conteúdo escrito, você sofre com o bloqueio criativo, branco total, falta de ideias ou qualquer outro nome que você queira dar para a falta de inspiração? Eu, você e até mesmo escritores famosos enfrentam esse inconveniente de vez em quando. Tanto que em inglês bloqueio criativo é chamado de “writer´s block“.

O termo surgiu na década de 40, criado pelo psiquiatra Edmund Bergler. Por aproximadamente 20 anos, ele estudou escritores que sofriam de um mal que chamou de “inibições neuróticas da produtividade”. Um nome nada bonito para descrever aquela sensação de frustração, de raiva e o desejo enorme de procrastinar que a acompanha. No entanto, é normal que alguns obstáculos apareçam no processo de escrever textos nunca nos impediu de entregar conteúdos memoráveis para você.

12 passos para vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis

Você quer saber qual o segredo para vencer o bloqueio criativo, acabar com a procrastinação e ainda aumentar a produtividade na hora de escrever textos? Então confira essas dicas a seguir:

 1. Mude completamente de atividade

Foque em outra tarefa ou até mesmo descanse se sentir que o cansaço está prejudicando sua criatividade. Mudar de uma tarefa criativa para outra operacional pode dar o descanso que a sua mente necessita para voltar a escrever textos sem o fantasma do bloqueio criativo.

2. Encontre o seu horário de ouro

Você já deve ter percebido que o seu desempenho é melhor durante um certo período do dia. Portanto, não deixe para escrever textos à noite se você é uma pessoa mais criativa na parte da manhã. Saiba reconhecer seu relógio biológico interno e priorize trabalhar nesses horários.

3. Não gaste sua energia antes de começar a escrever textos

O bloqueio criativo tende a aparecer em situações de desequilíbrio emocional. Por isso, se você tem alguma tarefa que sabe que irá exigir da sua energia e até do seu humor, deixe, se possível, para executá-la depois de produzir seu conteúdo.

4. Crie um planejamento de escrita

Você não precisa escrever um pouco todos os dias se achar que essa não é uma opção boa para você, mas dedique pelo menos um ou dois dias da semana totalmente à escrita. De preferência, escolha o horário de ouro para começar a tarefa. Aos poucos seu cérebro vai entendendo, por exemplo, que as quartas e sextas são dias dedicados à escrita, o que já coloca você no estado mental ideal para escrever textos. Se para você funcionar melhor, escreva um pouco por dia, algo como 500 palavras, todos os dias.

5. Use o momento de bloqueio criativo para aprender

Seja de conteúdos relacionados ou não ao assunto sobre o qual você irá escrever, você certamente encontrará bons insights se você mantiver a mente aberta e alerta. Quando perceber que não consegue sair do lugar, pare por alguns minutos para ler algo interessante e tente voltar à sua produção. Você certamente irá perceber ideias inovadoras chegando. Mas não espere chegar no momento de bloqueio ao escrever textos para aprender mais.

Determine um dia de sua semana ou horários específicos para consumir novos conteúdos. Caso se depare com alguma informação interessante mas que não será útil naquele momento, guarde-a para depois.

6. Remova as distrações e diga adeus à multitarefa

Ter que conviver com os “ladrões de atenção”, como redes sociais, e-mail e celular só torna o bloqueio criativo mais provável. Se a internet é o problema, que tal desligar seu Wi-fi enquanto escreve? Além de eliminar as distrações, faça uma coisa de cada vez. Apostar em múltiplas tarefas para ganhar tempo terá o efeito oposto, já que ser multitarefa resulta em 40% de queda na produtividade bem como aumento de 10% no nível de estresse.

7. Aposte nas músicas

Nem todas as músicas irão ajudar você a encontrar a concentração necessária para escrever textos. Obviamente músicas com vocais e instrumentos que emitam sons próximos à voz humana não servem para focar. As músicas para foco são sons específicos para incentivar a concentração.

8. Defina os temas dos seus textos com antecedência

A falta de ideias para novos conteúdos pode ser o primeiro obstáculo para manter a frequência das publicações do seu blog. Sua audiência não irá esperar pacientemente que sua inspiração decida aparecer e você volte a produzir novos conteúdos.

9. Crie um checklist para agilizar produção de textos

Publicar um artigo no seu blog envolve muito mais do que o processo de escrever texto, certo? Para não desperdiçar energia lembrando de todos os passos que você precisa cumprir para que o conteúdo chegue até seu leitor, faça um checklist e vá marcando as etapas concluídas. Além de funcionar como um guia, você terá a sensação de dever cumprido a cada etapa finalizada.

10. Use a tecnologia a seu favor

Apesar da internet ser responsável por tanta falta de concentração nos dias de hoje, ela também pode ser uma grande aliada. Por exemplo, a extensão para o Chrome chamada “Stay Focusd” restringe o tempo que você passa na internet e quais sites são permitidos ou não. Você mesmo que programa as preferências e não se distrai na hora de escrever textos.

E essas foram as 10 dicas formas de você se livrar do bloqueio criativo para sempre e não ter que procrastinar atividades tão importantes para o crescimento do seu negócio.

Deixe seu Comentário