3P’s da Gestão Estratégica. O que é isso?

Hoje você vai saber sobre  uma técnica de gestão estratégica que tem capacidade de mudar qualquer tipo de negócio.
A técnica dos 3 P’s de Gestão Estratégica ganhou muita força e atenção através da disseminação realizada pelo empresário norte americano Marcus Lemonis, um dos principais nomes de referência na gestão empresarial Norte Americana, e produtor da série de TV Americana “The Profit”.

Para entender melhor da técnica, preciso que você pense sobre algumas questões das empresas de hoje.
Quando você é atendido em algum lugar, normalmente esse atendimento é humano, certo? Mesmo com toda a tecnologia de hoje as PESSOAS continuam sendo extremamente importantes para o funcionamento de uma empresa, independente do seu tamanho e do seu nível de automação. Por trás de tudo aquilo que é automático, haverá sempre uma pessoa.

Quero agora que você faça uma reflexão sobre a última vez que foi mal atendido em alguma relação comercial. Qualquer relação que seja, em qualquer segmento. Na padaria, no mercado, em um posto de gasolina… Depois de ter lembrado a última vez que isso te aconteceu, pense:

Você voltaria a fazer negócio com essa empresa ou pessoa se não houver necessidade? Você recomendaria essa empresa ou pessoa para alguém? 
Acredito que a sua resposta para as perguntas acima tenham sido negativas. Mesmo que elas tenham sido respostas positivas, você lembrou dessa empresa quando perguntamos aqui sobre uma experiência negativa, certo? Então conseguimos explicar de onde surgiu o primeiro P dos 3P’s da Gestão Empresarial.

 

        As PESSOAS são o primeiro fator para seu negócio ter uma performance positiva! 

Agora pense: O quanto você está dedicado a cuidar das pessoas?

Você precisa sempre estar atento a qualidade e ao cuidado que você tem com os seus colaboradores, pois isso vai refletir diretamente no seu atendimento e na imagem da sua empresa. Quando falamos de estar atento, queremos que você esteja perceptivo aos sinais que vão indicar se você tem a pessoa certa para determinada função, ou se você realmente precisará trocá-la. Investir em pessoas é a fórmula de sucesso de diversos setores e empresas.

Agora passando para o segundo P, vamos imaginar qualquer tipo de produto industrial que passa por um PROCESSO de produção, de preferência algum produto que você costuma consumir. Agora que você escolheu o produto, imagine a seguinte situação: Você pega o seu produto, retira ele da embalagem e tem uma surpresa: Ele está diferente do que você utilizou anteriormente! Repare que não faz diferença o tipo de produto que você imaginou, será frustrante receber ele diferente todas as vezes não é mesmo? (O exemplo não se aplica onde o seu produto tenha esse objetivo, ou isso seja parte do produto). Com isso, temos então a importância do segundo “P”.

Um PROCESSO inteligente traz velocidade, uniformidade, reduz os riscos e ainda economiza o maior bem de qualquer empresa: Tempo!

Quando os processos são estruturados a chance de falha se reduz drasticamente, fazendo com que você tenha um alto número de satisfação com o seu produto ou serviço, junto ao seu cliente.Quer seja na produção, na entrega, na ação de venda, ou até mesmo no pós venda. Se tudo seu já for mapeado e estruturado, ficará muito mais fácil gerenciar e controlar todas as crises que porventura acontecerem internamente ou externamente. E por último, chegamos ao 3º “P” da nossa jornada. Para ele, vamos falar do que motiva a grande maioria dos empreendedores a abrirem um negócio.

O PRODUTO é algo que normalmente é o foco de qualquer empreendedor. Repare que quando falamos aqui de produto, também estamos nos referindo ao serviço ok?  O grande problema de ter o foco no produto ou serviço  é que normalmente você fica um pouco cego e acredita que ele é o melhor porque você quer que seja, ou porque o seu gosto é esse, e tudo vai gerar em torno da sua paixão sobre ele. Mas agora pense conosco mais uma vez:

– Qual real benefício que o seu produto gera?
– Qual motivo o consumidor do seu produto ou serviço tem para comprar de você e não de outra pessoa?
– Seu produto vende um conceito, ou é apenas um simples produto?
– Ele é imprescindível para pessoa ou só um supérfluo?

A resposta para cada pergunta dessa vai te mostrar um horizonte enorme de possibilidades e conceitos. Através das respostas esperamos que você consiga aumentar o foco no 3º P da gestão, estando atento em relação ao quanto de valor percebido o seu produto ou serviço terá. Isso será determinante para o sucesso ou fracasso do seu negócio. E lembre-se, precisando implementar uma gestão com foco nos 3P’s dentro do seu negócio, entre em contato conosco.

 

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