Confira 3 etapas para um Brainstorming eficaz

Você já ouviu falar em Brainstorming? Em resumo, essa técnica traduzida como “tempestade de ideias” tem como objetivo gerar o maior número de ideias possíveis dentro de uma equipe para resolver um determinado problema.

O brainstorming tem sido utilizado cada vez mais como uma ferramenta dentro das empresas, auxiliando as equipes na solução de problemas e nos processos criativos, estimulando e potencializando cada vez mais o compartilhamento de ideias e trabalho em equipe.

Você já utilizou essa dinâmica entre a sua equipe? Sabe como ela pode ser útil?

Qualquer empresa pode adotar esse processo, pensar fora da caixa e resolver problemas de forma criativa. Sendo assim, todo participante é incentivado a participar, pensar em voz alta e sugerir o máximo de ideias possíveis de forma colaborativa. O compartilhamento e troca de experiências entre os membros da equipe permite que o grupo encontre soluções de forma mais positiva e gratificante, além de incentivar os participantes a se comprometerem e estarem mais envolvidos no desenvolvimento de um determinado projeto.

 

Existem diversos métodos, ferramentas e maneiras de realizar o Brainstorming. Selecionamos 3 etapas que julgamos serem essenciais para o bom desenvolvimento da técnica, são eles:

1- Definir quais são os problemas e o objetivo das soluções

O primeiro passo deve determinar quais são os problemas que serão abordados durante a reunião. Deve-se levantar questões de forma clara e levar os participantes a pensarem em soluções efetivas que podem ser implementadas. É importante perguntar aos participantes o que eles já sabem sobre o contexto das questões e o que mais eles precisam saber.

2- Gerar o máximo de ideias e soluções possíveis para o determinado objetivo

O condutor da reunião pode aplicar diversas formas e dinâmicas para auxiliar os participantes a gerarem suas ideias. Uma delas é distribuir notas adesivas para que a equipe possa escrever as suas ideias e possíveis soluções e logo após coloca-las em uma parede ou quadro. Com a participação da equipe, o condutor pode obter os esclarecimentos necessários sobre as respectivas ideias, agrupa-las em categorias e até mesmo adicionar notas extras caso novas ideias surgirem durante o processo.

 

3- Analisar e ver quais ideias tem potencial para serem colocadas em prática

Converse com a equipe e oriente que marquem suas ideias favoritas e separe uma lista das ideias mais votadas, mas lembre-se de não descartar nenhuma. É importante que todas as ideias sejam analisadas posteriormente, em uma reunião estratégica de planejamento por um grupo menor e ver quais tem potencial para serem colocadas em prática. Para concluir, o condutor deve explicar quais serão os próximos passos e fazer um breve resumo aos participantes sobre as principais ideias.

                                  “Brainstorming bem executado, sugere inovações que eleva o resultado.” – Nelio Wanderley

Deixe seu Comentário