Desenvolvendo uma mente criativa

Vamos bater um papo sobre criatividade?

Na maioria das vezes quando encontramos um projeto incrível feito por outra pessoa, nos perguntamos: “Genial! Como eu não pensei nisso antes?”. Se você trabalha na área criativa ou em qualquer outra que esteja relacionada à comunicação, com certeza já se fez essa pergunta em algum momento.

O que quase nunca pensamos é: “Como foi feito o processo criativo dessa pessoa para alcançar esse resultado?” Basta dar uma busca no Google que encontramos centenas de definições sobre a criatividade. Para Ghiselin é “o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva”. Eu penso – e simplifico – dizendo que: “criatividade nada mais é que a junção de referências e pensamentos que nos levam a desenvolver algo novo.” E isso vale para qualquer coisa, seja para uma tarefa complexa que você precisa desenvolver na sua empresa ou naquele projeto pessoal que não sai do papel por você nunca ter “boas ideias”.

Afinal, o que devo fazer para desenvolver um pensamento criativo? Acredito que o primeiro passo é: libertar-se dos velhos hábitos. Utilizar a imaginação, a intuição, questionar e descobrir coisas novas, buscar conhecimento e planejar. Atrair preferências e estabelecer estratégias diferenciadas é fundamental no processo de criação.

Durante o processo criativo, criar um bom Brainstorming (ou tempestade de ideias) também é muito importante. Para quem não sabe, o Brainstorming é uma técnica utilizada para desenvolver boas ideias e estimular a criatividade.

A criatividade não é seletiva, acredito que todo ser humano nasce criativo – basta olhar as crianças: elas brincam, desenham e inventam brincadeiras – o problema é que ao passar do tempo, deixamos de estimular a criatividade e passamos a viver em modo automático. Acredite, você não precisa ser um gênio ou uma pessoa especial para desenvolver a tão sonhada criatividade, basta dedicar tempo e esforço – como em tudo na vida.

 

“Tudo o que você chama de vida foi criado por pessoas que não são mais espertas que você!”. – Steve Jobs

Deixe seu Comentário