Humanização de marca com o Reels: a estratégia perfeita para impulsionar o seu negócio nas mídias sociais!

Lançado em Junho 2020 para competir com o app Tik Tok, o Reels do Instagram já conquistou o público. Com uma ideia de otimizar o uso da rede social e abrir maior espaço a diferentes formatos de conteúdo, as empresas têm muito a ganhar com humanização de marcas, aproximação da audiência, entre outros benefícios.
Essa é a oportunidade perfeita para aproveitar essa funcionalidade do Instagram e inovar na estratégia de Marketing Digital do seu negócio.
O que é o Reels do Instagram?

O Reels é uma ferramenta do Instagram para a publicação de vídeos curtos, turbinados com a criatividade dos usuários. Com até 30 segundos de duração, os usuários podem editar o conteúdo da forma que desejam, repletos de efeitos e outros recursos atrativos.
Quem utiliza o Instagram há algum tempo deve reconhecer essa proposta pelo antigo Cenas, que circulava pela rede ao fim de 2019. Como o público respondeu bem à inovação no aplicativo, houve abertura para o lançamento do Reels na forma que conhecemos hoje.
Reels x IGVT

Ambas as funcionalidades fazem parte do Instagram, embora o IGTV seja um aplicativo independente (com total integração). A ideia é reunir os vídeos publicados pelos usuários e ser quase uma TV para dispositivos móveis. Tanto é que dá para assistir aos conteúdos sem ter uma conta.

Algo interessante é poder usá-las como complemento das ações de Marketing. Então, vamos supor que a sua empresa queira fazer um mini documentário sobre a história da marca, com falas de pessoas que fizeram parte dessa trajetória. Esse conteúdo pode aparecer na íntegra pelo IGTV, enquanto o teaser fica para o Reels.
Reels x Tik Tok

Essa foi a grande inspiração do Reels. Mas aqui, em vez de uma funcionalidade dentro de um aplicativo, o Tik Tok é uma rede social voltada apenas para o compartilhamento de vídeos.

A função é basicamente a mesma: levar vídeos de curta duração com uma proposta mais dinâmica. Os conteúdos publicados podem durar até 60 segundos, e a biblioteca de músicas para uso é maior.

Aqui, vale um cuidado. Muitas pessoas, sejam marcas ou não, usam os vídeos do Tik Tok para publicar no Instagram. Essa prática é permitida, mas a rede social não vê com bons olhos, diminuindo o alcance dos Reels com logo da concorrente. A ideia é produzir conteúdos novos para gerar maior engajamento.
Como incluir o Reels na sua estratégia de redes sociais?

Cada negócio pode aproveitar os recursos de uma forma, a depender do tipo de público e da linguagem adotada pela marca. Antes de começar o planejamento, é preciso ter esse levantamento, o que ajuda a potencializar os esforços da equipe de Marketing.

Além disso, tenha em mente que, por ser ainda uma novidade, o Instagram projeta o Reels para um número maior de usuários. Isso significa que, quanto mais sua marca investir nesta ideia por agora, melhores as chances de potencializar os resultados dessa prática.
O que é possível fazer com o Reels do Instagram?

Tutoriais: útil principalmente para conteúdos de atração, esse modelo de passo a passo está entre os preferidos dos usuários dessa rede social. Vale para diferentes nichos;

Bastidores: lembra que falamos em aliar o Reels com o IGTV? A ideia de fazer um “por trás das câmeras” do conteúdo maior fica bem interessante e desperta a atenção da audiência;

Dicas rápidas: esse é o modelo mais usado para o Reels. Geralmente, as empresas usam para mostrar as características do produto ou serviço, mostrar alguma particularidade do negócio e assim por diante;

Parcerias: é possível ainda se conectar com influenciadores para divulgar a marca ou algum produto, em uma estratégia de unir os seguidores de ambas as páginas.

Seja qual for o tipo de conteúdo escolhido, vale ter em mente algumas boas práticas. Como você deve ter reparado, o Instagram frequentemente trabalha atualizações de algoritmo, que modificam a forma como os usuários consomem informações na rede social.

Os stories, por exemplo, chegam muito mais facilmente aos seguidores do que as publicações no feed. Por isso, diversos perfis já utilizam técnicas de conectar essas duas funcionalidades, divulgando o conteúdo em ambas. O mesmo pode valer para feed e Reels. Assim, é possível impactar um maior número de pessoas.

Também é uma boa estratégia preparar legendas para os vídeos, de modo a tornar o conteúdo mais acessível. Tenha em mente que muitas pessoas acessam esses materiais sem áudio e podem perder alguma informação importante, caso vejam apenas as imagens em tela.

Por fim, horários de publicação e modelos de capa são bem particulares de cada empresa, e isso você descobre, sobretudo, com tentativa e erro, ok?
Viu só? O Reels oferece uma oportunidade incrível para se conectar com o seu público e ampliar as estratégias de Marketing Digital da sua empresa nas redes sociais.

Por isso, vale a pena acompanhar as atualizações das funcionalidades do Instagram, analisar onde a sua persona está e fazer testes constantes, sem deixar de analisar o retorno de seus investimentos.

Gostou do conteúdo e está precisando de uma ajudinha para montar uma estratégia digital perfeita para o seu negócio? Fale com a gente.

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