Mapa Mental: A coluna do seu plano de negócios

Se você nunca ouviu falar sobre a espinha dorsal, ou o mapa mental de uma ideia, é aqui que irá saber como ela funciona e como essa espécie de diagrama pode ser algo que irá te ajudar bastante em toda a montagem das ideias do seu negócio.

Por muitas vezes temos ideias de negócios, processos e pequenas etapas que são parte dos nossos objetivos ou de maneira geral, das nossas intenções. Repare que não me refiro à negócios nesse sentido, e sim, de uma maneira mais abrangente falando da vida como um todo.

As ideias que temos sobre qualquer tipo de ação são organizadas na nossa cabeça com base na relevância dela, de forma que quanto mais ideias você for tendo, mais fácil perderá todas as ideias de menos interesse, porque em algum momento ela vai ser esquecida ou substituída por outra.

Nossa sugestão então é que você siga o mapa mental da sua ideia, tenha ela planejada e anotada em qualquer lugar.

Mas então, como funciona na prática?

Na prática, supondo que você use um papel, escreva no meio dele o título, nome ou termo que será a sua ideia, exemplos : “Vender cachorro quente, comprar uma casa, loja do fulano…”

Depois que fizer isso, vai puxar uma linha saindo dela para fazer uma ligação com outro tópico, e então nesse outro, vai escrever a próxima coisa que você pensa sobre a ideia, e assim sucessivamente, encaixando-as onde elas devem estar. Dê uma olhadinha na imagem abaixo:

Você pode olhar e achar confuso, mas não é. Basta seguir conforme falamos antes, escrevendo a sua ideia principal, o título dela ou o nome que queira dar, no centro de um papel por exemplo, e seguir adiante.

Repare que as perguntas não são padrões. O objetivo deste mapa é que você coloque nele o que for pensando, não havendo um padrão determinado. O objetivo é que você possa olhar pra ele no futuro e reparar que está criando uma jornada de ideias em uma linha de raciocínio que é exclusiva, ou seja: SUA!

Faça no seu tempo, da sua forma, escreva o máximo de propostas que puder e crie o máximo de perguntas que conseguir. Você verá no fim o quanto isso irá auxiliar o seu plano de negócios no futuro.
Na MUDE, usamos uma ferramenta de apoio para as nossas ideias chamada MIND MEISTER, que você pode conferir clicando aqui! https://www.mindmeister.com/
Até a próxima dica!

Deixe seu Comentário