Por que preciso de um logo?

Se você pensa que um logotipo forte e sólido não é para você, esse é um dos maiores erros que você pode cometer ao iniciar seu negócio. Vamos conversar? O logotipo não é só um nome, ou um símbolo, ele carrega consigo a identidade do seu negócio, o seu posicionamento de valores e nos inúmeros seguimentos do mercado. E, então, você me pergunta: “como posso garantir que meu investimento em um novo logotipo trará o resultado que promete à minha marca?”.

Você sabe qual a importância da marca para uma empresa?

Primeiro de tudo, é preciso que saibamos que um logotipo bonito é bom, mas que não é só isso. Ele precisa carregar consigo toda uma história, ou conceito, que vai ligar a mente do seu público-alvo ao seu produto, seja ele um serviço ou um bem de consumo. Para assegurar que tudo isso seja possível, é imprescindível a contratação de um profissional qualificado para tal tarefa. Observe portfólios e converse bastante os designers.

Ao escolher o designer que vai dar início ao seu projeto, ele fará uma série de perguntas que parecem um tanto despretensiosas, mas é aí que você se engana! O briefing, que é o conjunto dessas perguntas direcionadas a você, faz toda a diferença, por isso que é de suma importância que suas respostas sejam bem claras, sinceras e diretas, para que o profissional possa entrar em sintonia com você e seu negócio, trazendo, assim, o melhor resultado possível.

A partir desse ponto, você pode se sentir um pouco alheio ao processo e por muitas vezes pensar: “Precisa de tanta demora?”. Calma! O processo de criação pode levar algum tempo, pois envolve muitas pesquisas, testes e execuções. Por exemplo: você sabia que a escolha das cores é um fator determinante para a fixação da sua marca? As cores têm o poder de causar sensações nos seus expectadores, e essa será uma das preocupações do designer nesse processo, por isso, escute o que ele tem a dizer e mantenha sempre a sua mente aberta. Assim como o tipo escolhido para compor a parte escrita do seu logotipo, caso ela exista, tudo o que for proposto em conjunto como projeto final tem sua importância e motivo para estar ali.

No final das contas, ter um logotipo que transmita corretamente o posicionamento da sua empresa, que seja criativo, único e atraente visualmente, além de ter uma fácil compreensão pode ser decisivo para que você seja corretamente visto no mercado. Então, te convido a perder o medo e deixar de lado qualquer ceticismo em relação à importância de um bom logotipo para o seu negócio, pois ele pode “te destacar na prateleira da concorrência e levá-lo onde você precisa”.

Deixe seu Comentário